Exposição "Amália e os Média - Um Ensaio" na Fundação Portuguesa das Comunicações
07DEZ20 by Fundação Amália Rodrigues
A exposição “Amália e os média – um ensaio” abriu ao público no dia 18 de setembro de 2020, na nova galeria de exposições da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, e tinha como data de término o dia 7 de dezembro. Foi, no entanto, prolongada até 9 de janeiro de 2021.
Este ensaio de exposição, organizado em parceria pela Fundação Amália Rodrigues, pela Fundação Portuguesa das Comunicações e pela Valentim de Carvalho, pretende narrar a importância dos média no percurso artístico de Amália.
As visitas são gratuitas e pode consultar os horários de visita aqui. Estão asseguradas todas as condições de segurança sanitárias e normas emanadas da Direção-Geral de Saúde.
Iniciativas do Programa de Comemorações do Centenário de Amália Rodrigues
Evocar a figura maior da alma portuguesa do séc. XX é o desafio que a Fundação Amália Rodrigues se propõe com esta exposição itinerante, em tournée, realizada em parceria com as Câmaras Municipais, desvendando múltiplas faces da artista mitificada, divinizada, tornada global e “heterónimo de Portugal”.
O título retirado de um simples cartaz, exibido por um popular, aquando das suas estadias e visita ao Brejão, sintetiza a sua autenticidade e manifesta o sentido dos seus inúmeros admiradores enquanto fadista e mulher.
(baseado no texto do autor e coordenador do projeto, Arquiteto Rui Órfão)
Saiba mais aqui:
Para assinalar os 100 anos do nascimento de Amália Rodrigues, a Vox Angelis preparou um Espectáculo Multimédia, levando ao público os principais Fados que imortalizaram a voz de Amália, bem como uma narração histórica onde iremos contar a História de Vida da Fadista, com projecção simultânea de cerca de 200 fotografias inéditas.
Trata-se de um espectáculo belíssimo, de natureza histórico-musical, que inclui os mais famosos temas como "Com que voz", "Que Estranha Forma de Vida", "Gaivota", "Cuidei que tinha morrido", "Lágrima", "Grito", "Fado Amália", alternando a parte cantada e de temas instrumentais de Armandinho e de Raul Nery com a própria narração e projecção.
(texto retirado do Facebook do grupo musical)
Saiba mais aqui:
No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Amália Rodrigues, a Fundação de seu nome (por si criada, em testamento) estabeleceu diversas parcerias com marcas para o desenvolvimento de produtos comemorativos da data em questão, no sentido de cumprir a missão desta instituição - ajudar os mais desfavorecidos.
Descubra quais os produtos aqui:
As comemorações do centenário do nascimento de Amália contam também com o programa semanal da RTP, "Em Casa D'Amália", com outros espetáculos musicais feitos em parceria com diversas entidades (Vibes & Beats, por exemplo) e a Fundação e com missas celebradas em homenagem à Rainha do Fado. Saiba mais em Programação.