CELEBRAR AMÁLIA

Programa de Comemorações do Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues

Abertura da Exposição "Amália e os Média - Um Ensaio" na Fundação Portuguesa das Comunicações

17SET20 by Fundação Amália Rodrigues

A exposição “Amália e os média – um ensaio” abre ao público no dia 18 de setembro de 2020, na nova galeria de exposições da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, e pode ser visitada até ao dia 7 de dezembro.

Este ensaio de exposição, organizado em parceria pela Fundação Amália Rodrigues, pela Fundação Portuguesa das Comunicações e pela Valentim de Carvalho, pretende narrar a importância dos média no percurso artístico de Amália.

As visitas são gratuitas, de 2.ª a 6.ª feiras das 10h às 18h e aos sábados das 14h às 18h. Estão asseguradas todas as condições de segurança sanitárias e normas emanadas da Direção-Geral de Saúde.

Iniciativas do Programa de Comemorações do Centenário de Amália Rodrigues


Exposição "Bem-vinda sejas Amália"

Evocar a figura maior da alma portuguesa do séc. XX é o desafio que a Fundação Amália Rodrigues se propõe com esta exposição itinerante, em tournée, realizada em parceria com as Câmaras Municipais, desvendando múltiplas faces da artista mitificada, divinizada, tornada global e “heterónimo de Portugal”.

O título retirado de um simples cartaz, exibido por um popular, aquando das suas estadias e visita ao Brejão, sintetiza a sua autenticidade e manifesta o sentido dos seus inúmeros admiradores enquanto fadista e mulher.

(baseado no texto do autor e coordenador do projeto, Arquiteto Rui Órfão)

Saiba mais aqui:

Programação

Concertos "Amália - Uma História de Vida" (Vox Angelis)

Para assinalar os 100 anos do nascimento de Amália Rodrigues, a Vox Angelis preparou um Espectáculo Multimédia, levando ao público os principais Fados que imortalizaram a voz de Amália, bem como uma narração histórica onde iremos contar a História de Vida da Fadista, com projecção simultânea de cerca de 200 fotografias inéditas.

Trata-se de um espectáculo belíssimo, de natureza histórico-musical, que inclui os mais famosos temas como "Com que voz", "Que Estranha Forma de Vida", "Gaivota", "Cuidei que tinha morrido", "Lágrima", "Grito", "Fado Amália", alternando a parte cantada e de temas instrumentais de Armandinho e de Raul Nery com a própria narração e projecção.

(texto retirado do Facebook do grupo musical)

Saiba mais aqui:

Programação

Produtos Comemorativos

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Amália Rodrigues, a Fundação de seu nome (por si criada, em testamento) estabeleceu diversas parcerias com marcas para o desenvolvimento de produtos comemorativos da data em questão, no sentido de cumprir a missão desta instituição - ajudar os mais desfavorecidos.

Descubra quais os produtos aqui:

Programação

Outras Iniciativas

As comemorações do centenário do nascimento de Amália contam também com o programa semanal da RTP, "Em Casa D'Amália", com outros espetáculos musicais feitos em parceria com diversas entidades (Vibes & Beats, por exemplo) e a Fundação e com missas celebradas em homenagem à Rainha do Fado. Saiba mais em Programação.

Programação

O Programa de Comemorações do Centenário conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.