Newsletter da
Fundação Amália Rodrigues

#07 | NOV20

PARCERIA COM UNIV. NOVA DE LISBOA E FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES

CICLO AMÁLIA E OS MÉDIA: UM ENSAIO EXPANDIDO
No âmbito do Seminário Permanente do grupo Performance & Cognição do ICNOVA e do cluster Performance & Performatividade na Arte do ICNOVA/IHA, com a parceria da Fundação Portuguesa das Comunicações e da Fundação Amália Rodrigues, iniciou-se a 26 de outubro o ciclo Amália e os Média: Um Ensaio Expandido.
Coordenado por Cláudia Madeira, docente e investigadora integrada do ICNOVA da NOVA FCSH, o programa incluiu uma visita-guiada à exposição Amália e os Média: um ensaio com o curador Rui Orfão (Administrador da Fundação Amália Rodrigues), patente no Museu das Comunicações, e conversas com Miguel Carvalho (jornalista), Emília Tavares (curadora), Rui Vieira Nery (musicólogo) e Margarida Mestre (performer), em torno das representações, performances e performatividades de Amália Rodrigues em várias das suas dimensões.
O ciclo, com apresentação online aberta ao público, terminará no dia 16 de Dezembro com uma mostra do Laboratório de Drama e Comunicação da disciplina dos alunos de Teorias do Drama e do Espetáculo da licenciatura de Ciências da Comunicação no Museu das Comunicações. Essa mostra terá por júri Rui Orfão, Carlos Pessoa e Cláudia Madeira.

 
"AMÁLIA E OS MÉDIA - UM ENSAIO" CONTINUA PATENTE NA FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES EM LISBOA
A exposição "Amália e os Média - Um Ensaio" continua aberta ao público, na nova galeria de exposições da Fundação Portuguesa das Comunicações, até 07 de dezembro.
É uma mostra concebida pela Fundação Amália Rodrigues em parceria com a entidade que a acolhe e a Valentim de Carvalho e pode ser visitada de 2.ª a 6.ª entre as 10h e as 18h e aos sábados das 14h às 18h. A entrada é grátis.
Passe pela Rua do Instituto Industrial, nº 16, em Lisboa e fique a conhecer um pouco mais de Amália!
 
Mês de outubro da Fundação Amália Rodrigues
EXPOSIÇÕES
"BEM-VINDA SEJAS AMÁLIA" CHEGA A LAGOA


A exposição itinerante concebida pela Fundação Amália Rodrigues está agora patente no Município de Lagoa, na Sala de Exposições Temporárias Pintor Manuel Gamboa.

De 24 de outubro a 21 de novembro, é possível visitar a "Bem-Vinda Sejas Amália" e descobrir as diversas facetas da Voz de Portugal!

 
A "Bem-Vinda Sejas Amália" continuará a percorrer o país
de norte a sul até ao final de 2021!


Próximas paragens: Alter do Chão, Crato, Portimão e outras a anunciar...
CONCERTOS
CANDLELIGHT: TRIBUTO A AMÁLIA RODRIGUES À LUZ DAS VELAS 
No dia 24 de outubro, viveu-se, no Palácio das Xabregas, uma experiência única à luz de velas em duas sessões de um concerto de tributo a Amália Rodrigues, com o apoio da Fundação por si criada.
Num ambiente intimista e acolhedor, ouviram-se canções icónicas, interpretadas por Valéria Carvalho, acompanhada na viola de fado por Miguel Silva e na guitarra portuguesa por Ricardo Parreira.

PARCERIAS

IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA E FUNDAÇÃO AMÁLIA RODRIGUES CELEBRAM ACORDO 
No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Amália Rodrigues, a Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM) e a Fundação Amália Rodrigues associam-se para homenagear aquela que foi por muitos considerada uma “Pátria pela voz”.
Esta parceria foi concretizada através da celebração de um protocolo assinado na Casa Museu Amália Rodrigues, em Lisboa, no dia 12 de outubro, por Gonçalo Caseiro e Alcides Gama, respetivamente Presidente e Vogal do Conselho de Administração da INCM, e Vicente Rodrigues e Luís Andrade, respetivamente Presidente e Vogal do Conselho de Administração da Fundação.
No âmbito deste protocolo, a INCM propõe-se concretizar projetos editoriais e outros de âmbito cultural, nomeadamente ações de divulgação da vida e obra de Amália Rodrigues e dos poetas que cantou junto de escolas e associações culturais e recreativas, através da recriação, interpretação teatral e leituras encenadas da obra infantojuvenil “Amália Rodrigues – Um lugar Misterioso”, que faz parte da coleção "Grandes Vidas Portuguesas", editada pela Imprensa Nacional e pela Pato Lógico.
Saiba mais sobre a Programação de Comemorações do Centenário do Nascimento de Amália, da Fundação de seu nome, em http://amaliarodrigues.pt/celebrar-amalia/
Facebook
Instagram
Website
Copyright © 2020, All rights reserved.
Clique
aqui para deixar de receber esta newsletter