Newsletter da
Fundação Amália Rodrigues

#45 | JAN23

CONVERSA

POR TEU LIVRE PENSAMENTO - ALAIN, AMÁLIA E A LIBERDADE     

A Fundação Amália Rodrigues e a Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril organizaram uma conversa em torno do disco do Busto, assinalando os 60 anos da sua edição.

Livre de preconceitos e convenções será a melhor forma de descrever a colaboração de Amália Rodrigues e Alain Oulman. Conheceram-se em 1959, numa atuação de Amália no Olympia de Paris e, logo nesse ano, Alain oferecera-lhe a melodia de “Vagamundo”. Este encontro resultou numa união de sensibilidades que permitiu a criação de um novo e livre fado. 
A iniciativa Por teu livre pensamento - Alain, Amália e a liberdade, conversa gravada nos estúdios da Valentim de Carvalho, teve como objetivo compreender não só as inovações melódicas e poéticas iniciadas com o disco do Busto, mas também a dimensão política dos seus intervenientes e do próprio álbum. A conversa decorreu no dia 18 de janeiro, com moderação de Teresa Nicolau, e contou com a participação de David Felismino, David Ferreira, Frederico Santiago, Miguel Carvalho e Rui Vieira Nery, que deram destaque à liberdade criativa, melódica e poética do legado de Amália e Alain Oulman, atribuindo-lhe logo em 1962 o estatuto visionário universal em que hoje vive o fado.

ESPETÁCULOS

AMÁLIA, DONA DE SI - O MUSICAL NO COLISEU DE LISBOA

Amália, Dona de Si - O Musical apresenta-se pela primeira vez na sala mais icónica da capital, o Coliseu dos Recreios, a 29 de janeiro de 2023 pelas 18h.

Com encenação e dramaturgia de Jaime Monsanto e interpretação de Diogo Carvalho, e produzido pela Fundação Amália Rodrigues, Amália, Dona de Si - o Musical é um espetáculo biográfico sobre a vida e legado de Amália Rodrigues. Vamos descobrir os sonhos, os medos, as ansiedades e as escolhas artísticas de uma mulher de sensibilidade, voz e intuição únicas que, acima de tudo, foi sempre dona de si.

Depois da estreia na Figueira da Foz e de representar Portugal num festival de teatro no Brasil, passando por três palcos de São Paulo em 2022, é a vez de o Coliseu de Lisboa acolher este espetáculo de homenagem a Amália Rodrigues!

 
Já adquiriu o seu bilhete? Clique aqui para comprar!

CASA-MUSEU

VISITAS CANTADAS E SESSÕES DE GUITARRA PORTUGUESA     

O Fado no Jardim está de férias até à chegada da Primavera.

Entretanto, os solos de Guitarra Portuguesa regressaram à casa onde Amália viveu mais de 40 anos! Os Sucessos d'Amália pela Guitarra Portuguesa estrearam-se no dia 17 de dezembro de 2022 e contaram com nova sessão a 14 de janeiro de 2023. Há ainda mais uma oportunidade para ouvir a guitarra portuguesa, pelas mãos de Pedro Amendoeira e Rogério Ferreira, no próximo dia 22 de janeiro!


Além disso, também já começaram as visitas cantadas na Casa-Museu Amália Rodrigues. Eu Queria Cantar-te Um Fado estreou-se a 7 de janeiro de 2023, com três sessões esgotadas! Haverá novas sessões a 21 e 28 de janeiro.

Venha conhecer Amália e o seu legado em duas experiências intimistas de música ao vivo!

Para reservas e mais informações, contacte-nos através do endereço de mail jardimdaamalia@gmail.com ou do número de telefone 21 397 18 96.

PODCAST DA FUNDAÇÃO

AMALIANDO JÁ CONTA COM 21 EPISÓDIOS
Rodrigo Costa Félix é fadista, produtor e criador do projeto "Brincar aos Fados". Tendo como mote este projeto, numa edição dedicada a Amália, Rodrigo fala-nos da importância do legado de Amália para as novas gerações. Não esquecendo a componente formativa, "Brincar aos Fados" dá a conhecer o Fado às gerações mais novas, de uma forma leve e divertida. Fala-nos do futuro do género musical e da importância das casas tradicionais bem como da sua receção por parte do público português e estrangeiro.
Ouça este e os restantes episódios no Spotify e/ou no YouTube.

 

SABIA QUE...

AMÁLIA GRAVOU NO ESTÚDIO DE ABBEY ROAD 10 ANOS ANTES DOS THE BEATLES?     
No âmbito do Dia Internacional dos Beatles (16 de janeiro), recordamos que foi em 1952 que Amália Rodrigues gravou no famoso estúdio de Abbey Road, 10 anos antes da banda inglesa The Beatles.
Amália foi acompanhada por Santos Moreira e Raul Nery. O guitarrista afirmou que as faixas foram cantadas de seguida, sem necessidade de repetições, repartidas em dois dias de estúdio. Entre os temas gravados encontramos "Foi Deus", "Noite de Santo António", "El Lerele", "Ai ai meu irmão", "Tudo Isto é Fado", "Grão de Arroz". Ouça este disco aqui.
Website
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Podcast Amaliando
Copyright © 2020, All rights reserved.
Clique
aqui para deixar de receber esta newsletter