Newsletter da
Fundação Amália Rodrigues

#30 | FEV22

ESPETÁCULOS

AMAR AMÁLIA CHEGA A PARIS EM 2022
O espetáculo Amar Amália, que homenageia a Voz de Portugal, inicia a sua tour mundial a 17 de junho de 2022 no Palais de Congrès de Paris, em França.
Contará com a participação de Aurea, Cuca Roseta, Marco Rodrigues, Paulo de Carvalho e Sara Correia. A direção musical do projeto está a cargo de Marino de Freitas, e conta com os seguintes músicos: Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, Flávio Cardoso na viola de Fado, Marino de Freitas no baixo, Vicky Marques na percursão e Rúben Alves nas teclas.

Os bilhetes já se encontram disponíveis para compra aqui.

 
SABIA QUE...?
Foi na capital francesa que se deu a rampa de lançamento de Amália Rodrigues. Depois de participar no filme Les Amants du Tage, interpretando “Barco Negro”, as pessoas apaixonaram-se pela sua voz, o que a levou ao Olympia e a uma carreira internacional. “O filme deu-me o pontapé de saída para França e a França deu-me o pontapé de saída para o Mundo.”, disse Amália Rodrigues a Vítor Pavão dos Santos para a sua biografia.
Foi em Paris que, em 1985, Amália recebeu o grau de Commandeur de l'Ordre des Arts et des Lettres de França, entregue por Jack Lang, Ministro da Cultura francês na altura.

ESPETÁCULOS

O HOMEM DA AMÁLIA EM ALBUFEIRA
O espetáculo O Homem da Amália, apoiado pela Fundação Amália Rodrigues, estará em cena no Auditório Municipal de Albufeira, no próximo dia 12 de fevereiro de 2022 às 21h.
Há mais datas e locais previstos, nesta digressão do monólogo escrito e interpretado por Virgílio Castelo, com encenação de Paulo Sousa Costa. Mantenha-se atento!

ESPETÁCULOS

AMÁLIA, FADO & SAUDADE

A Associação Cultural Sonhos Em Cena continua, com o apoio da Fundação, a percorrer os palcos de Portugal com o espetáculo Amália, Fado & Saudade.

No próximo dia 12 de fevereiro de 2022, às 21h30, estarão no Cineteatro S. João, no Entroncamento.

Ao longo do espetáculo, Maria Mendes e Jorge Baptista da Silva interpretam temas criados e popularizados por Amália, do fado tradicional às marchas, do folclore às canções internacionais. Já fez esta viagem pela vida e obra de Amália? Compre aqui o seu bilhete.

AÇÃO SOCIAL

SEGUNDA SESSÃO DE RASTREIO VISUAL NO BREJÃO

No âmbito de protocolo estabelecido, a FAR disponibiliza gratuitamente rastreio visual e diagnóstico ocular, com oferta de lentes e óculos, a residentes da Freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, tendo em vista proporcionar-lhes melhor assistência social.
Depois da primeira, em outubro de 2021, a segunda sessão decorreu no Centro Cultural do Brejão, no dia 3 de fevereiro de 2022.
Com esta iniciativa, a FAR continua a aprofundar o seu apoio ao Município de Odemira, cumprindo a vontade testamentária de Amália Rodrigues.

EXPOSIÇÃO

BEM-VINDA SEJAS, AMÁLIA INAUGURADA EM OLEIROS

No dia 5 de fevereiro de 2022, foi inaugurada na Galeria Municipal do Parque das Devesas Altas, em Oleiros, a exposição itinerante da Fundação, onde o seu Presidente, Vicente Rodrigues, esteve presente.
Com esta mostra, tem a oportunidade de viajar com Amália pelos seus espetáculos, entrar no seu quotidiano, no seu camarim e ouvi-La através de registos audiovisuais. Visite a Bem-Vinda Sejas, Amália em Oleiros até dia 6 de março e descubra um pouco mais da nossa Amália!

ACERVO DA FUNDAÇÃO

PUBLICAÇÃO DE NOVOS ESTUDOS SOBRE AMÁLIA NA ACADEMIA
A Fundação Amália Rodrigues continua a recolher o espólio de Amália espalhado pelo país, fotografias, vídeos e depoimentos do público com Amália, bem como novas investigações sobre a artista.
Ricardo Mendes, um jovem admirador de Amália, defendeu recentemente a sua tese de mestrado que teve como estudo de caso a sua grande paixão: Amália Rodrigues.

 
Parabéns, Ricardo, por esta nova etapa! Bem-haja pelo exemplar que nos doou e pelas flores que deixou "para Amália"!

A dissertação em questão intitula-se "The Impact of Visual and Verbal Communication through album covers on Involvement and Emotional Values: A study based on the legacy of Amália Rodrigues - The Best selling Artist of Portuguese History" e ficará guardada no arquivo da Fundação.
Foto: Direitos reservados.

Novo episódio no podcast da Fundação

Amaliando conta com 16 episódios que pode ouvir no Spotify e no YouTube.

Num dos episódios poderá ouvir a conversa com Ricardo Mendes, que nos fala da sua tese de mestrado e da presença constante de Amália na sua vida: pessoal e académica.
Facebook
Instagram
Website
LinkedIn
Podcast Amaliando
YouTube
Copyright © 2020, All rights reserved.
Clique
aqui para deixar de receber esta newsletter