Newsletter da
Fundação Amália Rodrigues

#20 | JUL21

CASA-MUSEU AMÁLIA RODRIGUES

101º ANIVERSÁRIO DE AMÁLIA
A 23 de julho de 2021, vamos celebrar o 101º aniversário do nascimento de Amália Rodrigues na Casa da rua de S. Bento!
Teremos uma sessão de fados especial, Trago Fados nos Sentidos, pelas 19h, no jardim da Casa-Museu, com a participação de Célia Leiria e José Geadas, acompanhados por Pedro Amendoeira (guitarra portuguesa) e João Filipe (viola de Fado).
Marque presença nesta sessão, reservando o seu bilhete através do e-mail jardimdaamalia@gmail.com ou do 21 397 1896.

MISSA EM FÁTIMA

CELEBRAÇÃO PÚBLICA NA CAPELINHA DAS APARIÇÕES
Foto: FAR
No dia 23 de julho de 2021, às 17h, será celebrada missa na Capelinha das Aparições (Santuário de Fátima), em ano de encerramento do centenário do nascimento de Amália Rodrigues.

À Missa, votiva de Nossa Senhora do Carmo em sufrágio de Amália, presidirá o Pe. Fr. Silvino Teixeira Filipe, Carmelita Descalço no Convento do Carmo de Viana do Castelo. O responsável pela liturgia será o Diácono permanente António Machado, da Paróquia de São Tiago de Vagos, diocese de Aveiro.

Acompanhe esta celebração pública, que seguirá as normas do Santuário de Fátima e da DGS, em direto da Capelinha das Aparições.
Foto: FAR

EXPOSIÇÃO E CONCERTO 

VILA NOVA DE FOZ CÔA VAI CELEBRAR AMÁLIA
A exposição itinerante da Fundação Amália Rodrigues seguirá, no fim deste mês, para Vila Nova de Foz Côa! De 25 de julho a 27 de agosto de 2021 poderá visitar a "Bem-Vinda Sejas, Amália", na Galeria d'Artes do Centro Cultural de V.N. Foz Côa, e descobrir um pouco mais da vida e obra de Amália Rodrigues.
O dia de inauguração desta exposição, 25 de julho, coincide com a data do concerto do parceiro da Fundação, Ensemble Vox Angelis - espetáculo intitulado Amália: Uma História de Vida que decorrerá na Praça do Município!
Descubra a agenda da exposição itinerante da Fundação aqui!



AMALIANDO 

FUNDAÇÃO LANÇA PODCAST PARA PENSAR AMÁLIA
Amaliando, podcast realizado pela Fundação Amália Rodrigues (FAR), está disponível no Spotify e no SoundCloud. No futuro, estará também noutras plataformas, como o Apple Music e o YouTube, bem como na página de Facebook da FAR.
Em formato conversa, cada episódio conta com um convidado diferente e um tema específico. Estão já online os episódios sobre as características únicas da voz, o processo de escrita da intérprete e a necessidade de pensar Amália na Academia - com Frederico Santiago (responsável pela reedição crítica e integral da obra de Amália), Tiago Torres da Silva (escritor) e Joana Machado (investigadora da Fundação Amália Rodrigues). Para a FAR, este projeto une diferentes gerações e quer abrir portas para as múltiplas investigações que o universo de Amália pode e deve abarcar!
Semanalmente, serão divulgados mais episódios, que abordarão temas como a Lisboa de Amália, a sua influência na criação contemporânea e a forma como se organizavam as suas digressões internacionais, entre outros. 
Vicente Rodrigues (Presidente da FAR), José Raposo (Presidente da Casa do Artista) e Luís Justino (Diretor Geral da Prooptica), da esquerda para a direita
Foto: Prooptica

PARCERIAS

PROOPTICA E FUNDAÇÃO AMÁLIA RODRIGUES APOIAM CASA DO ARTISTA 
A Fundação Amália Rodrigues (FAR) vai assinar protocolos de colaboração com o seu parceiro Prooptica para que todos os residentes da Casa do Artista possam ter acesso a um rastreio visual e diagnóstico gratuitos, assim como a oferta de óculos e lentes.
Ao alargar o apoio solidário a esta Instituição tão acarinhada pela sua patrona, a FAR está a cumprir a vontade de Amália! Pretende-se que esta colaboração abranja outras áreas, como a organização conjunta de atividades culturais e de lazer a anunciar em breve.

FUNDAÇÃO AMÁLIA RODRIGUES

ENTREGA DE DONATIVO À CASA DO ARTISTA E AO CENTRO SOCIAL E CULTURAL DO BREJÃO
A Fundação Amália Rodrigues destinou 30 por cento do lucro do exercício de 2020 à Casa do Artista e ao Centro Social e Cultural do Brejão. Cada uma destas instituições recebeu metade dessa verba, cumprindo assim a vontade manifestada por Amália no seu testamento.
Esta doação ocorreu pelo segundo ano consecutivo, após mais de uma década sem possibilidade de o fazer devido à ausência de lucros.
Foto 1 (Prooptica): Vicente Rodrigues e José Raposo | Foto 2 (FAR): Vicente Rodrigues e António Campos (Presidente do Centro Social e Cultural do Brejão)

ESTIVÉMOS NO ALÔ MARCO PAULO DEDICADO A AMÁLIA RODRIGUES!
No dia 19 de junho de 2021, o programa Alô Marco Paulo (SIC) foi dedicado a Amália Rodrigues, contando com diversos convidados que admiravam e continuam a ver na artista a sua inspiração.
A Fundação Amália Rodrigues também foi convidada a participar neste episódio do Alô Marco Paulo e mostrou parte da casa que se transformou em museu a pedido de Amália no seu testamento.
Guiados pela nossa investigadora Mariana Gonçalves, os espectadores do programa acompanharam uma rápida visita à Casa-Museu Amália Rodrigues e descobriram algumas das histórias que as nossas guias contam aos visitantes da casa que Amália habitou durante 44 anos!
O nosso agradecimento à SIC pelo interesse demonstrado em Amália e na sua Casa-Museu!

 
Descubra a Programação de Comemorações do Centenário
do Nascimento de Amália
 da Fundação de seu nome!
Facebook
Instagram
Website
LinkedIn
Copyright © 2020, All rights reserved.
Clique
aqui para deixar de receber esta newsletter