Newsletter da
Fundação Amália Rodrigues

#19 | JUN21

EXPOSIÇÕES

ALCOCHETE ACOLHE EXPOSIÇÃO
BEM-VINDA SEJAS, AMÁLIA

A exposição da Fundação Amália Rodrigues está de regresso à sua itinerância!
Pode visitar a Bem-Vinda Sejas, Amália em Alcochete, de 1 a 23 de julho, na Galeria Municipal dos Paços do Concelho, e ficar a conhecer as várias facetas da vida de Amália Rodrigues!

ESPETÁCULOS

REFADO - TRIBUTO A AMÁLIA. CONCERTO SOLIDÁRIO DA REFOOD CASCAIS
A Fundação Amália Rodrigues associou-se à causa da Refood Cascais, que combate o desperdício alimentar e garante alimentação de uma refeição diária a 77 famílias do concelho, beneficiando mais de 200 pessoas.
Com efeito, a Refood Cascais está a organizar um concerto solidário no dia 9 de julho, Refado - Concerto Tributo a Amália, no Auditório da Srª da Boa Nova em S. João do Estoril. "Os resultados de bilheteira destinam-se a adquirir alimentos e apoiar os artistas que tanto nos deram em anos anteriores e sempre pro bono", afirmam responsáveis da Refood Cascais.
Para a Fundação, é uma honra apoiar e divulgar uma iniciativa que, mais do que a homenagem a Amália, é um auxílio àqueles que mais precisam nos dias de hoje!
Fotos: FAR

PARCERIAS

PRÉMIOS DO 12º CONCURSO DE OURIVESARIA DA APIO ATRIBUÍDOS E ENTREGUES NA CASA-MUSEU
No dia 18 de junho, decorreu na Casa-Museu Amália Rodrigues a cerimónia de divulgação e entrega de prémios do 12º Concurso de Ourivesaria da APIO - Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria.
A edição de 2020 foi dedicada ao tema “Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues”, como homenagem à artista, e a 'nossa' Casa-Museu foi o local escolhido para a entrega dos prémios e menções honrosas aos participantes. As peças submetidas a concurso estarão em exibição na Casa-Museu até 27 de junho! Aproveite para nos fazer uma visita!

 
1º Prémio

Raúl Teixeira Coelho
com a peça
"A coroa do Fado"
2º Prémio

Diana Loureiro
com a peça
"Colar Vinil - A Casa Portuguesa"
3º Prémio

Hugo Vermelho
com a peça
"Alma Lusitana"

PARCERIAS

PROGRAMA VIELAS DO FADO DA AGÊNCIA ABREU NA CASA DE AMÁLIA
A Agência Abreu apresenta, em parceria com a Fundação Amália Rodrigues, o programa Vielas do Fado, que inclui visita à Casa-Museu e sessão de Fado ao vivo no jardim da Casa de Amália, entre outras atividades pela cidade de Lisboa.
Fotos: Agência Abreu (esquerda), FAR (direita)
No dia 12 de junho, recebemos o primeiro grupo, que ficou maravilhado com a visita guiada à Casa de Amália e a sessão de fado com Célia Leiria na voz, Pedro Amendoeira na guitarra portuguesa e João Filipe na viola de fado! O 'nosso' Chico, último papagaio de Amália, também assistiu!
Fique atento às nossas redes sociais para saber quando será a próxima oportunidade para passear por Lisboa e conhecer a Casa-Museu Amália Rodrigues! Para mais informações, contacte através do +351 930 423 881 ou do endereço de email grupos@abreu.pt.

PARCERIAS

COMEMORAÇÕES DO 10 DE JUNHO PELOS INSTITUTOS CAMÕES 

- PRAGA, REPÚBLICA CHECA 

No dia 10 de junho, celebrou-se o encerramento oficial da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021 na República Checa com um concerto de fado.
Gonçalo Salgueiro, fadista português oriundo do Alentejo, atuou no célebre salão da Casa-Museu Amália Rodrigues. O fadista convidou ainda dois jovens fadistas, José Geadas e Tiago Correia, que cantaram dois temas de Amália cada um.
Gonçalo Salgueiro (cima), José Geadas (esquerda) e Tiago Correia (direita)
Fotos: FAR
- LJUBLJANA, ESLOVÉNIA 

No dia de Portugal, decorreu na República Checa um evento virtual que contou com o total apoio da Fundação Amália Rodrigues.

Da Eslovénia para o Mundo - Celebração do dia de Portugal fez parte de uma série de dez eventos sociais "Descubra a UE" e incluiu várias atuações: Eduardo Raon, Quarteto Máscara, Luís Coelho, Maja Milinkovic.

- VENEZUELA 

Durante uma semana, a Venezuela celebrou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Todas as atividades foram gratuitas e puderam ser assistidas online. 
No dia 8 de junho, estiveram à conversa com Miguel Carvalho no sentido de tentar perceber quem foi Amália Rodrigues, detalhando aspetos pouco conhecidos da artista relacionados com a sua obra Amália - Ditadura e Revolução.

 

25 MURAIS E DISCO AMÁLIA EVERYWHERE

AMÁLIA RODRIGUES É HOMENAGEADA EM TODO O MUNDO 
As celebrações do centenário do nascimento de Amália Rodrigues continuam a percorrer o mundo através da produção de 25 murais que perpetuam o legado e a contemporaneidade de Amália. Este é um projeto do empresário Herman Alves que conta com o apoio da Fundação Amália Rodrigues.
Os murais estão a ser inaugurados desde 2020, existindo já em Porto de Mós, Montreal (Quebeque), Toronto, Mississauga (Ontário) e Champigny (Paris). Além destes, espera-se chegar ainda à cidade da Praia (Cabo Verde), a Newark (Nova Iorque), entre outras cidades.

 
Porto de Mós (Portugal)
Montreal (Canadá)
Toronto (Canadá)
Mississauga (Canadá)
Champigny (França)
Fotos: Herman Alves
A acompanhar estes murais, foi editado o disco Amália Everywhere. O álbum conta com 10 vozes de 10 países dos 6 continentes numa homenagem a Amália Rodrigues, e as canções aí incluídas vêm a ser lançadas desde 25 de abril de 2021.
A Fundação Amália Rodrigues tem acompanhado o projeto, apoiando mais uma homenagem à sua Fundadora que promete unir portugueses e estrangeiros por todo o mundo.

 

Aproveite os últimos dias em que ainda pode entregar o IRS
para fazer um donativo sem custos, colocando
o NIF da Fundação Amália Rodrigues (504 772 260)
no Campo 1101 do Quadro 11 do Modelo 3.

Apoie a Fundação e contribua para a preservação do
Património da Voz de Portugal!

A Cultura portuguesa precisa de si!

 
A Lei Portuguesa (art.º 32.º, n.º 6 da Lei n.º 16/2001 de 22 Junho) permite que todos os contribuintes possam doar 0,5% do seu IRS já liquidado a Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública, entre as quais a Fundação Amália Rodrigues.
Destinar 0,5% do seu IRS liquidado à Fundação Amália Rodrigues não tem qualquer custo adicional para si (não terá de pagar mais ou receber menos IRS).
Pode também doar o benefício de 15% do IVA. No entanto, neste caso, estará a prescindir de receber tal valor. 

 
Descubra a Programação de Comemorações do Centenário
do Nascimento de Amália
 da Fundação de seu nome!
Facebook
Instagram
Website
Copyright © 2020, All rights reserved.
Clique
aqui para deixar de receber esta newsletter