Newsletter da
Fundação Amália Rodrigues

#17 | MAI21

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE AMÁLIA

GALA DA FUNDAÇÃO AMÁLIA RODRIGUES NOS COLISEUS
A Gala de Comemorações do Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues realiza-se nos Coliseus do Porto e de Lisboa, nos dias 4 e 9 de outubro de 2021, respetivamente.

Os dois concertos juntam em palco Cuca Roseta, Gonçalo Salgueiro e Kátia Guerreiro, acompanhados por Pedro de Castro, na Guitarra Portuguesa; André Ramos, na viola de Fado; e Francisco Gaspar, na viola baixo. Contamos ainda com a presença de Lúcia Moniz que se junta para declamar poesia escrita por Amália Rodrigues. E teremos outros artistas a anunciar brevemente!

A Gala surpreende, ao integrar, num mesmo palco, as diversas artes em que Amália se destacou, numa sentida homenagem a uma portuguesa que levou aos quatro cantos do mundo a identidade de um povo. 

Os bilhetes estão à venda através da BOL.pt e nos locais habituais.
Fotos: RTP

PARCERIAS

EM CASA D'AMÁLIA NO JARDIM
Os dois últimos programas Em Casa d'Amália decorreram no jardim da Casa-Museu Amália Rodrigues, lugar preferido de Amália, e assim será daqui para a frente! Aproveitou-se o bom tempo que já se faz sentir em Portugal, além da pintura dos muros e reorganização da vegetação do jardim feita com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa!

O programa televisivo, apoiado pela Fundação Amália Rodrigues, mantém o espírito das noites em que poetas, cantores, pintores, músicos, atores se reuniam com Amália em sua casa, em São Bento!

Reveja os episódios da segunda série do programa Em Casa d'Amália aqui. E não perca o episódio da próxima sexta feira, dia 14 de maio, às 22h45, na RTP1!
SABIA QUE FALÁMOS DOS XAILES DE AMÁLIA RODRIGUES
NA PRAÇA DA ALEGRIA NA RTP1?
No dia 10 de maio, a Praça da Alegria fez uma visita especial à Casa-Museu Amália Rodrigues.

À conversa com a nossa investigadora, Mariana Gonçalves, o apresentador Idevor Mendonça descobriu um pouco do que é a coleção de xailes que guardamos na Casa-Museu! Desde o negro ao mais colorido, dos concertos e eventos às situações mais quotidianas, conseguimos perceber que esta era uma peça que Amália adorava... Reveja aqui (15:34) a reportagem gravada na Casa-Museu!

Deixamos novamente o nosso agradecimento ao programa da RTP pelo interesse em partilhar mais um pouco de Amália com os portugueses!

 

CASA-MUSEU AMÁLIA RODRIGUES

FADOS NO JARDIM
A magia e a emoção do Fado regressaram à casa onde Amália viveu mais de 40 anos!
No último sábado, dia 8, o jardim secreto de Amália encheu-se de música, numa união perfeita entre a voz de Ana Sofia Varela e o elenco fixo de músicos: na guitarra portuguesa, Pedro Amendoeira, e na viola de fado, João Filipe. Como forma de aliar o passado, o presente e o futuro do Fado, foram ainda convidados a atuar Carolina Varela RibeiroTiago Correia e Tomás Figueiredo.

A próxima sessão é a 15 de maio e contará com Célia Leiria na voz! Esteja atento às nossas redes sociais para saber das novidades semana a semana!
Reserve aqui o seu bilhete para a próxima sessão, envie mail para o jardimdaamalia@gmail.com ou ligue para o 213 971 896.
Normalmente, os espetáculos podem ser antecedidos por uma visita guiada à Casa-Museu, mas aconselhamos fazer marcação prévia!
Fotos: Fundação Amália Rodrigues e Jardim do Fado

PARCERIAS

FUNDAÇÃO AMÁLIA RODRIGUES VISITA CEARTE EM COIMBRA 
A CEARTE, centro de formação especializado nas áreas do artesanato e património, é um dos apoiantes, a par com a Fundação Amália Rodrigues, do projeto Amália, Um Lugar Misterioso - O Musical, que passará pelas escolas portuguesas em 2021-2022 com a missão de levar Amália aos mais jovens, em idade escolar.

Nesta escola, estão, de momento, a preparar-se os figurinos que farão parte do espetáculo musical encenado e apresentado por Diogo Carvalho. O musical baseia-se no livro Amália. Um Lugar Misterioso, editado pela INCM e Pato Lógico em parceria com a Fundação Amália Rodrigues.

No dia 10 de maio, duas investigadoras da Fundação Amália Rodrigues deslocaram-se a Coimbra com o intuito de dar o seu parecer e acompanhar o processo criativo dos figurinos.

A Fundação Amália Rodrigues felicita, mais uma vez, o trabalho que a equipa da CEARTE está a desenvolver, que demonstra o seu talento, empenho e profissionalismo!

Ainda pode fazer um donativo sem custos, colocando o NIF da
Fundação Amália Rodrigues (504 772 260) no Campo 1101
do Quadro 11 do Modelo 3.

Apoie a Fundação e contribua para a preservação do
Património da Voz de Portugal!

A Cultura portuguesa precisa de si!

 
A Lei Portuguesa (art.º 32.º, n.º 6 da Lei n.º 16/2001 de 22 Junho) permite que todos os contribuintes possam doar 0,5% do seu IRS já liquidado a Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública, entre as quais a Fundação Amália Rodrigues.
Destinar 0,5% do seu IRS liquidado à Fundação Amália Rodrigues não tem qualquer custo adicional para si (não terá de pagar mais ou receber menos IRS).
Pode também doar o benefício de 15% do IVA. No entanto, neste caso, estará a prescindir de receber tal valor. 

 
Descubra a Programação de Comemorações do Centenário
do Nascimento de Amália
 da Fundação de seu nome!
Facebook
Instagram
Website
Copyright © 2020, All rights reserved.
Clique
aqui para deixar de receber esta newsletter