Casa-Museu Amália Rodrigues integra Rede de Casas e Museus de Músicos Europeus
A Casa-Museu Amália Rodrigues integra a Rede de Casas e Museus de Músicos Europeus, que conta com cerca de 40 entidades de 20 países europeus. A assinatura do acordo teve lugar no passado domingo, dia 3 de abril de 2022, na cidade de Bougival, perto de Paris.
“Participar nesta rede é uma honra e um passo importante na afirmação internacional da Casa-Museu Amália Rodrigues, que integra assim um circuito europeu de casas e museus de personalidades como Mozart, Chopin, Beethoven, Bizet, Brahms e Pablo Casals. É um privilégio para o nosso país colocar Amália entre os mais importantes músicos europeus de todos os tempos”, afirma o Presidente da Fundação Amália Rodrigues, Vicente Rodrigues.
A criação desta Rede – que inclui ainda, em Portugal, as Casas António Fragoso, Francisco de Lacerda e Moreira de Sá e Costa – surge no âmbito da Presidência francesa do Conselho da UE.
Fundada e presidida por Jorge Chaminé, a Rede de Casas e Museus de Músicos Europeus tem como objetivos organizar atividades culturais e artísticas centradas na mobilidade de jovens músicos, fomentar trabalhos de investigação, criar temporadas temáticas partilhadas pela rede, promover projetos de cooperação com a ajuda de fundos europeu, entre muitos outros desígnios.
Ao integrar esta Rede, a Fundação Amália Rodrigues prossegue o seu trabalho de preservação, estudo e divulgação do legado de Amália, ao mesmo tempo que aprofunda a partilha de competências e experiências com as outras entidades que a integram.
Fotos: Eric Spiridigliozzi- Centre Européen de Musique